Portas Abertas - e Adversários que se Opõem a Elas

Lucas Wendel
3 min readApr 1, 2021

“Porque não vos quero agora ver de passagem, mas espero ficar convosco algum tempo, se o Senhor o permitir.

Ficarei, porém, em Éfeso até ao Pentecostes;

Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários.” ( 1 Co 16. 7–9)

O apóstolo Paulo havia escrito a epístola aos cristãos em Corinto entre 54 e 55 D.C na cidade de Éfeso, com o propósito de instruir os recém convertidos e orientar com relação a problemas específicos da comunidade. Só que aquilo não seria o suficiente. Paulo concluiu a carta anunciando seu desejo de visitar os irmãos de Corinto em uma estadia prolongada - o que não poderia ser feito naquele momento, pelo fato de que uma porta para a pregação do Evangelho fora aberta em Éfeso.

Ao longo do texto bíblico, nós vemos uma associação frequente entre a palavra “porta" e oportunidade. Portas abertas são oportunidades de acesso: O escape do dilúvio acaba quando Deus fecha a porta da arca (Gn 7.16); João relata que Jesus se colocou como a porta de acesso ao alimento espiritual (Jo 10.9); O caminho para a salvação começa pela porta estreita (Mt 7:13-14).

Mesmo hoje, Deus tem aberto portas. Nosso Pai não deixou de ser poderoso durante a pandemia. Para quem a visão humana fala que não há jeito, o Senhor estende a porta da salvação; onde o mundo fala que negócios estão fechando, Deus intervém abrindo portas de emprego e conservando as portas de sustento de seus servos; onde o mundo fala que as portas dos hospitais deveriam se fechar, nosso Deus escancara as portas de saúde. Deus é poderoso para abrir porta onde não tem nem parede. Onde não há espaço nem para janela, Deus abre uma porta larga!

Sendo assim, hora de nos debruçarmos sobre as portas que Deus abre:

  • É preciso estar atento a voz de Deus para desfrutar de Suas portas: Paulo anunciou que só iria para Corinto “se o Senhor permitir". Queremos que as portas se abram, mas não estamos sensíveis a voz de Deus. Quem quer experimentar a vontade de Deus precisa estar atento ao que Ele fala, para saber quando ir e quando parar. Deus não deixa nenhum dos seus servos desnorteados! (2 Sm 5.19);
  • A porta que Deus abre é grande: Os cristãos creem num Deus grande — um Deus cujo poder é maior do que qualquer desafio. Jó fala que Deus chama os relâmpagos e eles atendem (Jó 38.35). Isaias mostra que Deus pesa as montanhas (Is 40.12). O Golias que se levanta é ameaçador; a pandemia é um desafio terrível — mas um Deus grande abre portas grandes!
  • A porta que Deus abre é eficaz: O que um homem consegue hoje, outro toma amanhã. Quem confia na própria força, ou no que os homens podem fazer é tolo. Mas Jesus tem o poder de abrir portas que não tem quem feche.

Obviamente, esta porta não surgiria sem consequências. Paulo apresenta os adversários que se levantam quase como que numa relação de causa e efeito para as portas que se abriam em Éfeso. Aqui, aprendemos que Deus permite que os inimigos se levantem como forma de testar a nossa fé na provisão dEle e na Sua capacidade de sustentar as portas abertas. As vezes, o inimigo é o próprio Diabo. As vezes são intempéries ou circunstâncias da vida.

No final, não faz diferença: eles podem abrir suas portas, mas o Senhor garantiu que elas não prevaleceriam contra a Igreja (Mt 16.18)!

--

--

Lucas Wendel

Cristão. Casado. Nas horas vagas, bacharel em Direito e estudante de Teologia.